Abstract:
O presente artigo aborda a análise do Processo de Avaliação Educacional, por meio do órgão colegiado, Conselho de Classe, com o intuito de analisar seu papel e suas funções na teoria e na prática. O trabalho foi pautado em pesquisas bibliográficas, e análise documental primária em atas do Conselho de Classe, ficha de avaliação individual periódica e revista da proposta pedagógica de uma determinada instituição estadual de ensino do interior paulista. A metodologia escolhida foi à bibliográfica e documental, onde abordou as funções que são destinadas ao Conselho de Classe confirmando ou não com análises documentais que realçam as devidas funções na prática. O artigo foi pautado em teóricos como Libâneo (2004), Demo (1999), Veiga (1998) e Sacristán (2000). Observa-se que se faz necessário o aprofundamento nas funções deste órgão colegiado (Conselho de Classe) para que cumpra o seu real papel na instituição escolar. Evidências apontam o cumprimento de parte de suas funções envolvendo de maneira democrática e participativa, docentes e discentes.