Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo compreender os princípios de uma Educação Infantil Inclusiva, caracterizar a pré-escola conforme a concepção inclusiva e apresentar diretrizes para o trabalho pedagógico inclusivo na pré- escola. Caracterizada como Educação básica onde é classificada de zero até cinco anos, como creche e educação infantil. O estudo do trabalho é de cunho bibliográfico embasado em uma pesquisa qualitativa. Nesse estudo visamos a Construção de uma Educação Infantil Inclusiva, objetivando-se que todos os alunos tenham direito de igualdade e equidade, sem qualquer tipo de exclusão perante a escola e a sociedade. O Estado tem papel fundamental para a permanência dos alunos com Necessidades Educativas Especiais nas redes regulares de ensino, ao acesso e garantia de condições adequadas para o desenvolvimento destes alunos, que contam com o apoio das salas de Atendimento Educacional Especializado, no entanto podemos perceber que mesmo as crianças sendo amparadas por esse tipo de atendimento nem todas as escolas recebem essa função. Ressaltando que as mesmas são asseguradas pela lei de Educação Especial desde a Educação Infantil, ou seja, Educação Básica. A Educação Especial se fortaleceu últimos tempos no cenário educacional brasileiro, pois foram criadas leis específicas para esses alunos. A Educação Infantil Inclusiva deve estar presente na rede regular de ensino, as escolas devem se preparar para recebê-los, visando um currículo eficaz e capaz de proporcionar aprendizagem de qualidade e convívio em sociedade que sejam significativas para estes alunos efetivando o acesso escolar para eles.