Centro Universitário UNIFAFIBE

A construção de uma educação infantil inclusiva: os pressupostos legais e as recomendações pedagógicas

Show simple item record

dc.contributor.advisor BORGES, Fabiana Vigo Azevedo
dc.contributor.author TESCUTE, Mariana
dc.date.accessioned 2019-01-31T23:06:09Z
dc.date.available 2019-01-31T23:06:09Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/213
dc.description Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo compreender os princípios de uma Educação Infantil Inclusiva, caracterizar a pré-escola conforme a concepção inclusiva e apresentar diretrizes para o trabalho pedagógico inclusivo na pré- escola. Caracterizada como Educação básica onde é classificada de zero até cinco anos, como creche e educação infantil. O estudo do trabalho é de cunho bibliográfico embasado em uma pesquisa qualitativa. Nesse estudo visamos a Construção de uma Educação Infantil Inclusiva, objetivando-se que todos os alunos tenham direito de igualdade e equidade, sem qualquer tipo de exclusão perante a escola e a sociedade. O Estado tem papel fundamental para a permanência dos alunos com Necessidades Educativas Especiais nas redes regulares de ensino, ao acesso e garantia de condições adequadas para o desenvolvimento destes alunos, que contam com o apoio das salas de Atendimento Educacional Especializado, no entanto podemos perceber que mesmo as crianças sendo amparadas por esse tipo de atendimento nem todas as escolas recebem essa função. Ressaltando que as mesmas são asseguradas pela lei de Educação Especial desde a Educação Infantil, ou seja, Educação Básica. A Educação Especial se fortaleceu últimos tempos no cenário educacional brasileiro, pois foram criadas leis específicas para esses alunos. A Educação Infantil Inclusiva deve estar presente na rede regular de ensino, as escolas devem se preparar para recebê-los, visando um currículo eficaz e capaz de proporcionar aprendizagem de qualidade e convívio em sociedade que sejam significativas para estes alunos efetivando o acesso escolar para eles. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário UNIFAFIBE pt_BR
dc.subject Educação Infantil Inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Currículo Inclusivo pt_BR
dc.title A construção de uma educação infantil inclusiva: os pressupostos legais e as recomendações pedagógicas pt_BR
dc.title.alternative The construction of the inclusive childhood education: the legal preconditions and the pedagogical recommendations pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account