Abstract:
A influência da religião na educação brasileira é uma questão histórica, pois está presente desde o período colonial, passando pelo Império, quando o catolicismo era a religião oficial do Estado, ou mesmo após este ter se tornado laico, no final do século XIX. No entanto, após mais de um século, observam-se vários indicadores contraditórios, inclusive de atos religiosos no âmbito das escolas brasileiras. Neste sentido, a presente pesquisa, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, objetivou investigar as percepções de docentes acerca da inserção da disciplina de Ensino Religioso no currículo das escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para o qual recorreu-se à revisão bibliográfica e à aplicação de questionário a docentes do referido segmento educacional. Por meio da análise dos dados coletados, percebeu-se que há divergências acerca do ensino religioso ser facultativo ou obrigatório, bem como quem deveria ministrar as aulas da disciplina. Contudo, mesmo o Estado sendo laico, alguns docentes relataram a existência de atos e símbolos religiosos na escola onde lecionam. Diante do exposto, conclui-se que o estudo sobre esta temática é relevante, tendo em vista ser parte integrante do currículo escolar e que, portanto, pode influenciar no processo de formação básica do indivíduo.