Centro Universitário UNIFAFIBE

Ensino religioso e estado laico: percepções de docentes de uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor TONIOSSO, José Pedro
dc.contributor.author ZEITUM, Maria Zilda Costa
dc.date.accessioned 2019-02-01T14:47:54Z
dc.date.available 2019-02-01T14:47:54Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/214
dc.description Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract A influência da religião na educação brasileira é uma questão histórica, pois está presente desde o período colonial, passando pelo Império, quando o catolicismo era a religião oficial do Estado, ou mesmo após este ter se tornado laico, no final do século XIX. No entanto, após mais de um século, observam-se vários indicadores contraditórios, inclusive de atos religiosos no âmbito das escolas brasileiras. Neste sentido, a presente pesquisa, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, objetivou investigar as percepções de docentes acerca da inserção da disciplina de Ensino Religioso no currículo das escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para o qual recorreu-se à revisão bibliográfica e à aplicação de questionário a docentes do referido segmento educacional. Por meio da análise dos dados coletados, percebeu-se que há divergências acerca do ensino religioso ser facultativo ou obrigatório, bem como quem deveria ministrar as aulas da disciplina. Contudo, mesmo o Estado sendo laico, alguns docentes relataram a existência de atos e símbolos religiosos na escola onde lecionam. Diante do exposto, conclui-se que o estudo sobre esta temática é relevante, tendo em vista ser parte integrante do currículo escolar e que, portanto, pode influenciar no processo de formação básica do indivíduo. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Estado laico pt_BR
dc.subject Escolas públicas pt_BR
dc.subject Anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.title Ensino religioso e estado laico: percepções de docentes de uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.title.alternative Religious education and lay state: perception of teachers from a school in the early of primary education pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account