Abstract:
O objetivo é investigar a relação entre o sucesso de aprendizado e o estímulo familiar e escolar. A metodologia utilizada para sua elaboração foi a pesquisa bibliográfica, e a pesquisa exploratória, que tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, objetivando a elaboração de problemas mais exatos para pesquisas posteriores, promovendo familiaridade com o problema. Geralmente a criança que tem falta de afetividade apresenta problemas de aprendizagem, os quais geralmente são verificados pela educadora, e que devem ser notificados a psicopedagoga da escola. O princípio de que o ser humano não é um sujeito acabado desde o nascimento. E está contido na observação que ele se constitui ao longo de seu desenvolvimento e de maneira tão peculiar e única. Exige-se um estudo organizado para serem conhecidas as formas e as condições em que um sujeito vai se formando ao longo de sua vida. A família torna-se responsável pela proteção da criança, da infância à adolescência, desde a alimentação, até a socialização. Sua importância é vital, desde a concepção, garantindo ao recém-nascido sua participação em uma rede família.