dc.contributor.advisor |
GUARIGLIA, Rinaldo |
|
dc.contributor.author |
COSTA, Thauani Ketlin de Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-01T16:13:17Z |
|
dc.date.available |
2019-02-01T16:13:17Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/231 |
|
dc.description |
Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho visa analisar o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira e africana, citado pela Lei 10.639/03, assim como sua aplicabilidade e capacidade de promover mudanças e reflexões acerca das condições reais dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Seu objetivo geral é mostrar a importância da cultura africana para história brasileira e para a educação. Utilizando- se de embasamento teórico fundamentado em livros e artigos científicos, os quais possibilitam a apresentação de novas metodologias e materiais para trabalhar o conteúdo em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de obras de teor literário e cultural africano apropriado à faixa etária, que apresentem condições de compreensão aos alunos abordando a questão racial. Análise de relato referente a uma experiência já realizada aplicada em escolas públicas de nível fundamental e médio de diferentes estados, situadas na região norte do país, com a amostra de procedimentos aplicáveis no ensino em questão. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639/03 |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da cultura afro-brasileira para os anos iniciais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching afro-brazilian culture in the first years of elementary school |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |