Abstract:
A música é uma importante ferramenta didática e pedagógica que se
utilizada da forma correta, além de proporcionar momentos prazerosos para a
criança, contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais,
sociais e afetivos, promovendo o bem-estar do indivíduo. O ensino da música ainda
pode auxiliar o professor no processo ensino-aprendizagem escolar. Portanto, o
presente estudo objetiva entender os aspectos positivos que a música pode
proporcionar para as crianças da educação infantil e, também compreender como o
resultado das transformações causadas pela música no indivíduo pode contribuir para o aprimoramento da criança em diversas áreas, inclusive no aprendizado
escolar, bem como compreender a forma que os educadores têm utilizado esta
ferramenta dentro da sala de aula. Para alcançar os objetivos foram realizadas
pesquisas de cunho bibliográfico e também em documentos educacionais. Neste
sentido, destaca-se a importância de rever a formação do educador, na qual uma
formação mais qualitativa e adequada pudesse favorecer a utilização desta
ferramenta no processo de educação das crianças. Assim, esta pesquisa pode
contribuir para que seja repensado o papel da música enquanto ferramenta
didático-pedagógica, porém não se deve somente criticar os educadores, mas
também rever a sua formação e os recursos que este tem a sua disposição, tentando
dar um novo sentido à música na educação infantil. É importante que os professores
repensem sua atuação em relação à prática da música, contudo ainda são
necessárias políticas que proporcionem uma formação ao educador para que
possam atuar com a música e também melhores recursos para o trabalho em sala.