Centro Universitário UNIFAFIBE

A música na educação infantil

Show simple item record

dc.contributor.advisor TREVISSO, Vanessa Cristina
dc.contributor.author FREITAS, Aline Mariane de
dc.date.accessioned 2019-02-25T17:50:48Z
dc.date.available 2019-02-25T17:50:48Z
dc.date.issued 2016-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/334
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract A música é uma importante ferramenta didática e pedagógica que se utilizada da forma correta, além de proporcionar momentos prazerosos para a criança, contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais, sociais e afetivos, promovendo o bem-estar do indivíduo. O ensino da música ainda pode auxiliar o professor no processo ensino-aprendizagem escolar. Portanto, o presente estudo objetiva entender os aspectos positivos que a música pode proporcionar para as crianças da educação infantil e, também compreender como o resultado das transformações causadas pela música no indivíduo pode contribuir para o aprimoramento da criança em diversas áreas, inclusive no aprendizado escolar, bem como compreender a forma que os educadores têm utilizado esta ferramenta dentro da sala de aula. Para alcançar os objetivos foram realizadas pesquisas de cunho bibliográfico e também em documentos educacionais. Neste sentido, destaca-se a importância de rever a formação do educador, na qual uma formação mais qualitativa e adequada pudesse favorecer a utilização desta ferramenta no processo de educação das crianças. Assim, esta pesquisa pode contribuir para que seja repensado o papel da música enquanto ferramenta didático-pedagógica, porém não se deve somente criticar os educadores, mas também rever a sua formação e os recursos que este tem a sua disposição, tentando dar um novo sentido à música na educação infantil. É importante que os professores repensem sua atuação em relação à prática da música, contudo ainda são necessárias políticas que proporcionem uma formação ao educador para que possam atuar com a música e também melhores recursos para o trabalho em sala. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Desenvolvimento e Aprendizagem pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.title A música na educação infantil pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account