dc.contributor.advisor |
TONIOSSO, José Pedro |
|
dc.contributor.author |
FERREIRA, Camila Cristina Archioli |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-27T22:40:00Z |
|
dc.date.available |
2019-06-27T22:40:00Z |
|
dc.date.issued |
2016-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/444 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa as principais reformas educacionais ocorridas no Brasil
entre o final do século XIX e início do século XX, com destaque às iniciativas desenvolvidas
no estado de São Paulo e que resultaram em um processo de racionalização e padronização
por meio da criação dos Grupos Escolares. Nesta perspectiva, a pesquisa se fundamentou
em revisão de literatura e análise documental com o objetivo de identificar a relação
existente entre a implementação da referida proposta no estado de São Paulo e
especificamente a fundação do Primeiro Grupo Escolar do município de Bebedouro, no
interior do estado. A observação de aspectos como concepção arquitetônica, perfil do
diretor, exercício do magistério e características do corpo discente permitem identificar a
importância da criação da referida escola para a sociedade local em um momento de
franco desenvolvimento econômico, o qual exigia um novo perfil profissional, no qual a
escolaridade era considerada cada vez mais necessária. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Grupo escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.subject |
Bebedouro |
pt_BR |
dc.title |
Ensino primário, ideário republicano e a criação do primeiro grupo escolar de Bebedouro |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |