Centro Universitário UNIFAFIBE

Ensino primário, ideário republicano e a criação do primeiro grupo escolar de Bebedouro

Show simple item record

dc.contributor.advisor TONIOSSO, José Pedro
dc.contributor.author FERREIRA, Camila Cristina Archioli
dc.date.accessioned 2019-06-27T22:40:00Z
dc.date.available 2019-06-27T22:40:00Z
dc.date.issued 2016-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/444
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa as principais reformas educacionais ocorridas no Brasil entre o final do século XIX e início do século XX, com destaque às iniciativas desenvolvidas no estado de São Paulo e que resultaram em um processo de racionalização e padronização por meio da criação dos Grupos Escolares. Nesta perspectiva, a pesquisa se fundamentou em revisão de literatura e análise documental com o objetivo de identificar a relação existente entre a implementação da referida proposta no estado de São Paulo e especificamente a fundação do Primeiro Grupo Escolar do município de Bebedouro, no interior do estado. A observação de aspectos como concepção arquitetônica, perfil do diretor, exercício do magistério e características do corpo discente permitem identificar a importância da criação da referida escola para a sociedade local em um momento de franco desenvolvimento econômico, o qual exigia um novo perfil profissional, no qual a escolaridade era considerada cada vez mais necessária. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Grupo escolar pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Bebedouro pt_BR
dc.title Ensino primário, ideário republicano e a criação do primeiro grupo escolar de Bebedouro pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account