Centro Universitário UNIFAFIBE

A temática africana no ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor TONIOSSO, José Pedro
dc.contributor.author AUGUSTO, Laís Santos
dc.date.accessioned 2019-06-28T01:02:40Z
dc.date.available 2019-06-28T01:02:40Z
dc.date.issued 2015-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/461
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo aborda a questão da obrigatoriedade do ensino de História Africana e Afro-Brasileira no currículo escolar das séries iniciais do Ensino Fundamental, que ocorreu em 2003 com a aprovação da Lei no. 10.639, com o objetivo de ampliar o foco sobre a diversidade cultural, racial, social e econômica presente no Brasil. Inicialmente, fizemos um estudo bibliográfico e análise documental da legislação educacional, de forma a contextualizar a luta do movimento negro pela igualdade social e conquista da cidadania, processo em que a educação sempre ocupou lugar de destaque. Nesse sentido, investigamos sobre a abordagem do tema proposto nos materiais didáticos que são utilizados naquele respectivo segmento de ensino, nas unidades escolares públicas do município de Monte Azul Paulista, localizado no interior do estado de São Paulo. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Historia e cultura africana e afro-brasileira pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.title A temática africana no ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account