Centro Universitário UNIFAFIBE

Uma visão sobre o desenvolvimento da oralidade em crianças pequenas a partir de atividades lúdicas e dos campos de experiência

Show simple item record

dc.contributor.advisor NICOLAU, Thiago Ferigati Squiapati
dc.contributor.author SILVA, Ana Julia de Miranda da
dc.date.accessioned 2021-03-03T15:53:45Z
dc.date.available 2021-03-03T15:53:45Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/574
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract Sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos dias atuais, entende-se que, na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, não acontece diferente das demais, também é preciso que seja gerada a aprendizagem significativa, como vem sido apontado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que se estabelecem os direitos de aprendizagem e os campos de experiência em uma nova forma de organizar o ensino. Para a educação infantil, foram designados 5 (cinco) campos de experiência, que são fundamentais às crianças de até 5 anos de idade, principalmente em sua vivência de interagir e de se expressar. O objetivo geral desta pesquisa é investigar como está sendo a prática pedagógica na Educação Infantil em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem da linguagem oral dos seus alunos de 4 a 5 anos. Ocorre, no trabalho, como manifestação de uma pesquisa de campo, uma coleta de dados, em que a pesquisa se preocupa com a manifestação dos professores da Educação Infantil em razão de como eles trabalham a própria oralidade e como essa ação educativa está relacionada aos campos de experiência e aos momentos lúdicos, ou seja, a situações de jogos e brincadeiras com os alunos, não deixando de pensar na implicação dessas atividades para o pleno desenvolvimento do discente. O trabalho constata que a oralidade, aqui pesquisada, é uma importante prática de linguagem no desenvolvimento das crianças, em especial de 4 a 5 anos de idade, em que a aprendizagem da criança pode-se manifestar por jogos e brincadeiras, motivados pela própria interação. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.title Uma visão sobre o desenvolvimento da oralidade em crianças pequenas a partir de atividades lúdicas e dos campos de experiência pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account