Abstract:
Até a primeira metade da década de 1970, os grupos escolares eram responsáveis pela formação inicial das crianças no Brasil e possuíam uma estrutura diferenciada de ensino, incluindo a forma de avaliação, a qual passou por diversas mudanças em consonância com o contexto histórico em que esteve inserida. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo avaliativo desenvolvido em uma unidade escolar localizada no município de Bebedouro, durante as décadas de 1940 a 1970 década em que os grupos escolares foram extintos em decorrência da reorganização do ensino nacional, com a fusão do ensino primário ao ginasial, processo que deu origem ao ensino de primeiro grau. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorreu-se inicialmente a pesquisa bibliográfica no campo da história da educação, que inclui as origens e implantação do grupo escolar no contexto macro histórico e, particularmente, no âmbito local, tendo como referências Souza (1998), Saviani (2008) e Luckesi (1995), entre outros. Em seguida foi desenvolvida uma pesquisa documental com coleta de dados em livros de exame do período a que se refere este estudo, os quais se encontram disponíveis no acervo da instituição de ensino. Por meio da análise dos dados coletados, foi possível observar diferentes aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem desenvolvido no grupo escolar, com destaque aos altos índices de reprovação, sendo possível comparar diferentes séries e categorias, ou seja, as classes masculinas, femininas e mistas.