Abstract:
A literatura infantil desenvolve papel fundamental no processo educacional da criança, pois em sala de aula ela oferece aos alunos possibilidades para entender o mundo que os cercam, estimulando o cognitivo e a imaginação. O literário auxilia na compreensão das emoções, dos valores sociais e culturais. O presente estudo tem por finalidade compreender a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento e formação integral do educando. Sobre a metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, buscando fundamentar o estudo em autores que defendem a literatura como auxilio para formação de cidadãos. A presença da literatura representa um estímulo à criatividade e à valorização da fantasia de forma lúdica, apresentando estratégias de ensino-aprendizagem de forma prazerosa. Conclui-se que, por meio das fábulas, o professor, através da moral, poderá estimular seus alunos a realizar um processo de reflexão sobre o comportamento humano e os valores da sociedade, auxiliando a desenvolver no educando a criticidade e a construção do caráter. Por meio da pesquisa, comprovou-se que a literatura infantil oferece contribuições essenciais para o desenvolvimento do aluno, não apenas na vida escolar, mas também para sua formação cidadã.